Black Night Parade: O papai noel penalizador

Black Night Parade: O papai noel penalizador

Olá, como estão? Mais um ano chegando ao fim, e a obra de hoje é exatamente sobre o natal e todo o preparativos para o “papai noel” lidar com ela. A obra se chama Black Night Parade e a autora é Nakamura Hikari.

Pela autora, os entendedores já entenderam, mas essa obra é comédia. Afinal de contas, a autora é a Nakamura Hikari, a mesma autora do Saint Onii-san e do Arakawa under the bridge. A serialização iniciou na revista Weekly Young Jump, entretanto, atualmente está sendo lançada pelo Ultra Jump. Então, sem mais delongas, vamos para a sinopse?

Sinopse

Hino Miharu, um jovem que se denomina como “sem característica”, leva uma vida monótona há três anos. Pois, não passou no vestibular, a busca de emprego foi infrutífera, não tem namorada e é forçado a assumir a responsabilidade da má administração de seu colega Tanaka Kaiser (Emperor) em seu bico na loja de conveniência.

Na noite do terceiro Natal, na loja de conveniência, o estresse bateu na telha do Miharu. Assim, como seu colega, roubou um bolo que seria descartado por validade de consumo. Por essa razão, sequestram ele como um “menino mau” pelo papai noel vestido de preto. Quando  Miharu acordou, ele estava no polo norte na matriz o papai noel. Ele fica perplexa com toda a situação, mas não resiste à tentação de trabalhar lá, pois o salário é lindo e os benefícios são atraentes. Assim inicia a jornada dele como “papai noel preto”.

Black Night Parade: O papai noel penalizador

Papai noel preto?

Provavelmente já tiveram pessoas perguntando o que é o “papai noel preto”. Certo? Pois nós estamos acostumadas a ver o papai noel de vestido vermelho e branco com aquela barba branca avantajada. Entretanto, em algumas lendas originárias do papai noel, ele sempre tem alguns acompanhantes. O Knecht Ruprecht e o Krampus são um deles. Falando de uma forma bem grosseira, eles são a representação da penalidade do natal. Enquanto o papai noel traz presente as crianças que se comportaram de uma forma boa, o Knecht e o Kramps fazem o contrário, repreende quem se comporta de forma “mau”. Em vez de presente, dão carvão, batata, tripa de animais e no seu extremo sequestra e leva embora. A vestimenta de um deles é dito ser preta, e do outro é dito ser pele de animal ou palha. Varia de região para região. Assim na obra o Maharu e a equipe do Knecht usam preto.

Black Night Parade manga cap 1 Miharu Knecht

Trabalho do papai noel como comédia

Agora, como a equipe do “papai noel penalizador” se torna uma comédia? Falando de uma forma bem simples, a Nakamura Hikaru faz acontecer. Afinal de contas é uma obra seinen, ou seja, tem uma liberdade imensa para poder inserir várias piadas com sátiras maravilhosas, humor ácido daqueles de derreter o músculo facial e dar aquela alfinetada que chega no fundo da alma daqueles que a carapuça serve.
Essas piadas com teor duvidoso surgem a todo momento, desde o momento em que o Miharu pisa na barraquinha do Knecht até nos momentos em que ele começa a aprender o serviço da firma e o caldo começa a engrossar. Sinceramente, eu passei mal! Talvez pelo fato das piadas refletirem muito a sociedade japonesa.

Chega uma hora que não será somente uma obra de comédia e terá uma guinada forte para ação. Entretanto, eu, particularmente, não consigo levar a sério esses momentos de catarse, onde até mesmo personagens centrais são ceifados pela morte. Pois no fundo, terá elementos de comédia. Daquelas que a Nakamura Hikaru faz em toda sua obra. 

Black Night Parade manga Miharu Knecht

Resumindo o Black Night Parade: O papai noel penalizador

Bem, essa foi a breve visão sobre o Black Night Parade: O papai noel penalizador. O título ficou cafona tanto quanto títulos de filmes transcritos em Portugal. Mas tudo bem, o Black Night Parade é claramente uma obra de comédia. Onde a cafonice come solto e de forma ilimitada. Piadas de qualidade duvidosa a mil e sátiras a todo canto. Até os momentos sérios são corrompidos pelas piadas da Nakamura Hikaru, que brilha muito forte, ao ponto de ofuscar toda a seriedade. Garantia de diversão, mas não para todos. Fortemente direcionados para aqueles que têm um humor duvidoso e bastante non-sense.

Já se fazem quase 10 anos (no momento da publicação desse artigo) que está sendo serializado, mas por ser na modalidade mensal, está mais tranquilo acompanhar. Afinal de contas são mais ou menos 1 volume por ano. Então está bem tranquilo para ler. 

Aliás, no momento da publicação deste artigo a obra está chegando no climax. Então, dê uma oportunidade para ela, e vamos acompanhar o desenrolar! 

Aliás, tem a versão em live action. Vai do gosto, mas eu particularmente prefiro papel.

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e mangá

Yago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *