Clannad
Bem, nas semanas anteriores eu falei de dois animes que, pra mim, estão no top dramas existentes. Angel Beats e Your Lie in April. E a muito tempo atrás, eu falei também de outra obra incrível, que faz muito marmanjo chorar, que é Anohana. Mas hoje, é sobre a obra, que sinceramente, me quebrou todas as vezes que assisti. Sim, senhoras e senhores. Hoje é dia de Clannad.
Escrevendo o mais desafiador dos posts até hoje, Clannad é baseado em uma visual novel, da desenvolvedora Visual Arts. Para quem quiser, o jogo está disponível na Steam.
Mas chega de enrolar e vamos ao que realmente interessa!
Sinopse
Okazaki Tomoya é um estudante do ensino médio, e que é claramente um delinquente. Considerando que a vida não tem graça e ele nunca vai conseguir nada em seu futuro, ele simplesmente não liga para o que vai acontecer.
Um dia, no caminho do colégio, ele passa por uma garota que está sussurrando algo, e repentinamente ela grita Anpan, o que chama a atenção de Tomoya. Logo, ele descobre que a garota é Furukawa Nagisa, e que ela tem o costume de falar o que gosta para motivar a si mesma.
Aos poucos, Tomoya percebe que Nagisa está cada vez mais presente, até o momento que ele finalmente aceitar se tornar amigo dela. E após se tornarem amigos, ele descobre que Nagisa repetiu um ano, devido a faltas, e que o sonho dela é reviver o clube de teatro.
Como não tem nada para fazer, Tomoya decide ajudar Nagisa, e começa a ter mais contato com ela, além de outras garotas. E assim, ele descobre que a vida não é tão chata quanto ele imaginava.
Romance e drama
Se algo que tem em Clannad, sem dúvida, é romance e drama. Detalhe que falei romance primeiro, porque leva um tempo até vir o drama realmente. Pois o começo é mais uma comédia romântica, com o Tomoya e a Nagisa se aproximando aos poucos, junto com aquele harém básico, e ele aos poucos se aproximando de cada uma das garotas.
Mas, quando começa a mostrar realmente sobre a vida dele, com detalhes, aí você pode ter certeza que é o só o começo. A primeira temporada do Clannad ainda é mais leve, terminando com o final do ensino médio. Porém, aí tem o After Story, e então, acredite, é quando realmente vai machucar. E vai machucar MUITO. A primeira temporada, ainda foi de boa. Mas o After Story foi lágrimas sem parar a partir de um ponto em específico. E se você já assistiu, sabe de qual ponto eu estou falando. Porque não dá pra esquecer.
Clannad
Olha, para fazer esse post, eu precisei até pegar algo alcóolico para acompanhar, porque realmente dói pensar em Clannad. É uma história maravilhosa, fascinante, cativante. E te mantém preso, pois a cada episódio, se deseja mais e mais saber como vai continuar. Qual vai ser o final. Mas, ao mesmo tempo, a cada episódio é uma facada a mais.
Ainda mais porque, como não tem nada de sobrenatural no anime, tirando as partes exageradas por, bem, ser um anime, tudo é possível de acontecer. E talvez, para algumas pessoas, seja algo tão relacionável, que vai doer ainda mais. Mas, eu garanto que, ao final, vai ser uma experiência catártica para muitos. E dessa vez, eu não recomendo apenas que assistam o anime. Mas que façam isso sem tentarem reprimir os sentimentos. Sofram o quanto for necessário, e chorem o quanto sentir que precisam. Pois isso é o que vai fazer a experiência ser, realmente, inesquecível.
Mas é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!
Mancha anterior (Darker Than Black)