Ushio to Tora
As vezes é bom lembrar de animes mais antigos. Ainda mais quando é um remake de um clássico. E esse é realmente dos antigos. Na realidade, é bem possível que muitos não conheçam o original. Ainda mais porque o primeiro é de 1992, e foram só 10 OVAs. Mas acabando com o suspense, eu me refiro a Ushio to Tora. O anime da lança que faz seu usuário ter o cabelo mais invejável possível.
Com um total de 39 episódios, o remake foi feito em 2015, e está disponível na Netflix. Ushio to Tora é baseado no manga de Fujita Kazuhiro, e esteve em publicação entre 1990 e 1996. Por sinal, o manga tem 33 volumes, os quais eu não li. Então eu não faço ideia se o remake conseguiu adaptar tudo, ou se foi apenas o principal. Mas isso a gente deixa para outro momento.
Mas chega de enrolar e vamos ao que realmente importa!
Sinopse
Aotsuki Ushio é um adolescente energético, que mesmo sendo um tanto que agressivo, sempre está disposto a ajudar os outros. Filho de um monge excêntrico, seu pai sempre falou da história da Lança da Besta. Uma arma feita para matar ayakashis, protegida por seu pai. Mas Ushio nunca viu a lança, e não acredita realmente que ela exista.
Até que, uma manhã, quando vai limpar o deposito do templo, Ushio se depara com um alçapão. E na parte de baixo, ele encontra um monstro, preso pela Lança da Besta. Mas ao abrir o alçapão, Ushio permitiu que a presença do monstro atraísse outros monstros. E sua única escolha e pegar a lança para matar as criaturas que o atacam.
Mas esse encontro, no qual Ushio e o ayakashi, Tora, iniciam em uma relação de ódio, no qual Tora só não matou Ushio devido a Lança da Besta, vai evoluir para uma amizade inesperada. E a dupla que será responsável por salvar o mundo de um destino sombrio.
O portador da lança
Algo que é muito bom sobre Ushio to Tora, é que, sinceramente, o Ushio apenas aconteceu de ser o portador. Então o poder mesmo é da lança. Ele sabe lutar até que bem, mas ainda é apenas uma pessoa normal. O que torna o Ushio o portador perfeito, é o fato que ele nunca deixa o medo falar mais alto. Pois ele luta para salvar os outros. O que nos proporciona diversas cenas incríveis de luta.
Mas o melhor da obra é a relação do Ushio com o Tora. É muito aquela amizade entre dois caras, ambos meio retardados, e que parecem se odiar. Porém, eles sempre estão dispostos a ajudar um ao outro. Mesmo que não queiram admitir isso em muitos momentos. E graças a essa relação, nós vemos como o Ushio amadurece, e a forma que o Tora se torna mais “humano”, por assim dizer. É lindo ver isso.
Ushio to Tora
Um anime incrível. Animação de alta qualidade. Trilha sonora impecável. Ushio to Tora consegue apresentar uma história linda, que mostra como mesmo o mais cruel dos monstros pode se tornar alguém melhor. E que o companheirismo não dá força sem motivo. Mas sim porque, quando eles estão lutando juntos, a confiança de que vão vencer é palpável. Não existe desafio grande o bastante para os dois, e ver a amizade do Ushio e do Tora é a melhor parte da obra.
Além disso, há também todo um romance por trás disso. E sinceramente, nem é algo escondido. É bem óbvio já do início. Mas isso não tira o foco do anime. Na verdade, apenas torna melhor. Porque esse romance, além de fazer sentido, é algo que continua a impulsionar o Ushio a continuar lutando. É realmente necessário para a obra no geral.
Assim sendo, eu recomendo fortemente que assistam Ushio to Tora. Uma obra incrível, que felizmente recebeu um remake muito bom.
Mas é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!
Mancha anterior (Avatar: The Last Airbender)