Choujun! Choujou-senpai: E a moral do PSI?
Olá, como estão? A obra de hoje é uma comédia. Daquelas bem Jumpiana e se chama: Choujun! Choujou-senpai. No caso, o título não explica nada. Mas fazendo uma tradução livre para o portugues, “Choujou” em uma tradução livre seria algo como supernatural, incluindo percepção extrassensorial, telecinesia e assim por diante. Essa obra é do autor Numa Shun, o mesmo do Samon-kun wa Summoner. Então vamos começar pela sinopse?
Sinopse
Em Chinjuku, a cidade que nunca dorme, há um policial psíquico que tem poderes além da compreensão humana. O nome dele é Choujou Meguru! Junto com ele, a parceira dele, especialista em judô Ippongi Nao. Essa dupla hilária manterá a pás desta cidade por todos os meios necessários!
Choujun! Choujou-senpai: E a moral do psi?
No momento deste artigo, essa obra está na primeira semana. Então, pode ser que degringola muito rapidamente. Mas ao menos o primeiro capítulo foi lindo.
A clareza no direcionamento
De acordo com o autor Numa Shun, ele facilita no mínimo a compreensão “do que se trata a história” e “quem são os personagens principais”. Ele continua, “Seria ideal se as imagens e os diálogos pudessem causar um forte impacto” e também fornecer ao leitor informações sobre os personagens principais no início.
Ele acredita que para construir uma história em um bom ritmo é importante “esclarecer as prioridades e eliminar descrições supérfluas”. Para isso ele deleta até o diálogo e ele expressa os altos e baixos do tom modificando o formato dos balões da fala e assim por diante.
No caso, no Choujou-senpai ele faz isso muito bem. Só pela silhueta da para saber quem é o personagem. Nos primeiros cenários nós leitores sabemos bem claro a personagem de cada um.
O humor sarcástico
Bem, agora vamos para o segundo ponto. O Choujun! Choujou-senpai se propõe a ser uma obra de humor sarcástico. O autor faz isso com uma maestria, pois nos primeiros cenários deixa bem claro, utilizando todas as formas possíveis para expressar o humor.
O problema(?) é o tipo de humor. Pois os personagens principais são POLICIAIS. Tudo bem que no brasil os policiais (principalmente os PMs) não tem uma reputação muito boa. Aqui no Japão também não é uma das melhores, mas infinitamente melhor do que no Brasil. Ou seja, a moral nas atitudes são mais questionáveis e o gap delas pode gerar um tipo de humor. O mais trágico é o fato da falta de moral nos personagens serem engraçadas.
Tudo bem que a falta de moral é, realmente, questionável e ao mesmo tempo talvez seja criticado. Ainda mais que o protagonista é um PSI. O nível da falta de moralidade distoma claramente do moderado. Como por exemplo quando ele lê mentes alheias como se tivesse conversando naturalmente com o outro.
Resumindo o Choujun! Choujou-senpai: E a moral do psi?
Bom, isso foi uma breve introdução do Choujun! Choujou-senpai: E a moral do PSI? Uma obra que se propõe a ser um humor entre dupla policial, onde um deles é PSI usa as suas habilidades para estragar a vida alheia com a moralidade lá no chão, e a outra é uma judoca de mão cheia.
Recomendo fortemente para pessoas que tenham interesse passar um tempo com o cérebro desligado e só rir de humores com qualidade extremamente duvidosa, mas bem pensada.
Então, divirta-se!!