Konjiki no Gash!!

Konjiki no Gash!!

Olá, como estão? Dessa vez tomei uma obra que marcou uma geração e levantou várias questões. Ela se chama; “Konjiki no Gash!!”, mas muitos conhecem pelo outro nome; “Zatch Bell!”. Uma obra publicada na Weekly Shonen Sunday lá na década de 2000, entretanto, como a editora perdeu vários materiais originais, o autor Raiku Makoto emputeceu e a versão completa foi lançada pela Kraken books.

Uma típica obra shounen com muitos poderes assustadores, batalhas com frases de efeito emocionantes e gag non sense que são inseridos do nada e que vão para o além.

Sinopse

Cada mil anos, cem mamono (em uma tradução simples seria como demônio, mas como não são entidades, mas espécie de criatura diferente, chamarei de mamono mesmo) são enviados à terra para um battle royale, com a finalidade de decidir o novo rei.

O Gash Bell é um deles e possui poderes do raio, e o humano companheiro dele é o Takamine Kiyomaro. Em uma batalha, o Gash depara com uma mamono que não queria estar batalhando, e após essa batalha, ele decide tornar-se um rei gentio e criar um mundo que não precisa mais lutar um com o outro. Assim inicia a grande jornada do battle royale.

Konjiki no Gash!!: Vença e torne-se rei!

É uma obra de mais de 10 anos atrás, mas talvez tenha alguns spoilers sem querer.

A objetividade

Primeiramente, quando comecei a ler ela, lá em 2001, achei os traços do autor bastante estranho. Não é feio, mas estranho. Entretanto, a simplicidade do enredo, foi tão marcante que não me importei. Afinal de contas, é um battle royale. Quem ficar por último ganha. Simples assim.

Contudo, isso gerou uma dúvida e expectativa, pois temos 100 mamono, e mais ainda 100 humanos companheiros. Ou seja, tem personagem pra dar e doar. Nessas condições, como aprofundar em cada um?

Bem, não direi que todos os personagens foram bem aprofundados, apesar disso, muitos tiveram o seu holofote. Tiveram o devido aprofundamento, deixando a marca no futuro rei.  

Konjiki no Gash Gash e Kiyomaro

Frases de efeito moral

Quando o Konjiki no Gash era publicado semanalmente, eu era pirralho. Daqueles bastante céticos. Então acompanhava pela batalha e a leve emoção que ela dava. Entretanto, agora um pouco mais velho e acabado com o coração mais amolecido, fui reler. Pra que?! 

As frases na época era só mais uma frase de efeito moral que se tornou uma bomba moral. A cena do Gash prometendo para a Koruru, a mamono que não queria estar lá batalhando, mas estava sendo forçado a isso, foi de cortar o coração. Ok, tudo bem, o traço do Raiku não ajuda nenhum pouco para isso. Mas mesmo assim lágrimas escorreram.

Konjiki no Gash Gash Koruru rei
Despedindo com a Koruru

Seriedade vs Gag

Ah, mas toda a história vai ser forçada a ter bombas emocionais? Mas claro que não?! Embora, tenha capítulos e arcos mais emocionantes, e marcantes na nossa memória, de forma geral , o Konjiki no Gash!! possui um ar leve com gag non sense espalhado para vários cantos. Tanto que o Kiyomaro é um dos poucos personagens que tem a sanidade abalada, pois tem sanidade.

O equilíbrio dessa falta de noção e a seriedade nos momentos marcantes fez com que vendesse mais de 23800000 exemplares.

Resumindo o Konjiki no Gash!!: Vença e torne-se rei 

Bem, essa foi a breve visão sobre o Konjiki no Gash!!. Uma obra com enredo simples, o famoso battle royale, cheio de gag non sense, mas ao mesmo tempo com uma seriedade emocional pesada. “Perfeito equilíbrio”; como diria o Thanos.

Teve trancos e barrancos no mundo do mangá e no mundo real também? Sim, sem sombra de dúvidas. Mas desde 2022 já está lançando o Konjiki no Gash!! 2, e no próximo artigo falarei dela!!

Recomendação anterior
Todas as manchas de anime e manga

Capa Konjiki no Gash 2
A capa do Konjiki no Gash!! 2

Yago

Um comentário em “Konjiki no Gash!!

Comentários estão encerrado.