Daitoshokan no Hitsujikai
Cada pessoa tem gostos diferentes. Algumas gostam de filmes, outras de esportes, e outras de livros. E hoje lhes apresento um anime sobre alguém que, de tanto amar livros, sonha em encontrar a biblioteca que possuí as respostas para tudo. Conheçam Daitoshokan no Hitsujikai, também conhecido por A good librarian like a good sheperd, que é o nome usado na Crunchyroll.
Baseado em uma visual novel, e já aviso, é um jogo 18+. Mas o anime não é, então sem preocupações. O jogo foi desenvolvido pela August, mas é desenvolvedora japonesa, então não faço ideia do que mais eles fizeram. E como eu não joguei a visual novel, também não sei em qual rota o anime é baseado, e é isso aí.
Mas chega de enrolação e vamos ao que realmente importa!
Sinopse
“O Pastor”. Uma lenda urbana dentro da Academia Shiomi, é dito que aparece para os melhores alunos. Kakei Kyoutarou é um dos estudantes da Shiomi, e um completo fissurado em livros. E que possuí a estranha habilidade de prever o futuro em algumas ocasiões.
No começo das aulas, ele prevê que uma garota, na entrada do colégio, vai sofrer um acidente, e ser atingida por um trem. E sem pensar duas vezes, ele corre até a garota, e a salva do acidente. Mas a maneira que isso acontece é um tanto que complicada, pois ele sabia que estava salvando a vida dela. Para ela e as outras pessoas, apenas parece que ele se aproveitou do acidente para abusar da garota.
Devido a esse encontro inusitado com Shirasaki Tsugumi, ele vai conhecer diversas outras pessoas, e sua vida vai ficar cada vez mais agitada.
O caminho para ser um pastor
Daitoshokan no Hitsujikai é um anime que, de início, parece só mais uma dessas comédias românticas, com um harém enorme, e um protagonista bobão que não faz nada com ninguém. Mesmo que esfreguem na cara dele o que elas sentem. Mas aí vai passando os episódios, e vai ficando mais profundo. E dá a impressão, em certos momentos, que o Kakei nem é realmente o protagonista.
Mas, ao prestar atenção, se percebe que, o tempo todo, o Kakei não é o protagonista bobão. É mais uma questão de apatia, gerada devido a seu crescimento até aquele momento. Não vou falar como, exatamente, para não dar spoilers. Mas faz sentido o jeito dele com as garotas. E não é como se ele ignorasse, porque ele ainda demonstra ser um adolescente normal. Porém, ele se mantém afastado das pessoas. Nem tanto por escolha, mas por ser parte do “jeito” dele.
E mesmo assim, ele nunca consegue deixar de ajudar as pessoas. O que, de certa forma, é o caminho necessário para um pastor. Mas isso faz mais sentido ao assistir o anime.
Daitoshokan no Hitsujikai
Sinceramente, eu assisti Daitoshokan no Hitsujikai apenas porque eu queria um anime de romance. E acabei sendo surpreendido com uma história bem mais profunda que o esperado. Além disso, durante todo o anime fica confuso quem, realmente, é a protagonista. Bem, tá certo que, por ser baseado em visual novel, a ideia é essa mesmo. Mas, sinceramente, ainda é um tanto que confuso.
Contudo, isso não deixa o anime pior. A história é interessante. Não é algo inovador, mas é interessante. Os personagens seguem bem o padrão de animes do gênero, então para quem já gosta dos clichês, vai ser ótimo. A animação e trilha sonora não são as melhores, mas não é ruim também. Então bem na média.
No geral, Daitoshokan on Hitsujikai é uma ótima opção para quem quer algo de boa, com um pouco de profundidade, e que seja mais curto. Porque são apenas 12 episódios, o que é suficiente, já que fecha a história, como todo anime deveria fazer.
Mas é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!
Mancha anterior (Denpa Onna to Seishun Otoko)
Recomendações da temporada (Abril 2022)
Impressão Final da Temporada (Abril 2022) – Parte 1 | Parte 2 | Parte 3