Bungou Stray Dogs
E aí meu povo! Tudo sussa? Quinta-feira é dia de manga de anime, e hoje vou apresentar para vocês uma das obras que eu mais gosto. Bungou Stray Dogs, que se traduz para “Literalmente cães de rua”, ou para ficar melhor, Literalmente Vira-latas.
Originalmente em manga, Bungou Stray Dogs tem história por Asagiri Kafka e arte por Harukawa35. A obra fez tanto sucesso que já recebeu 3 temporadas com 12 a 13 episódios cada, um filme que é canon entre a segunda e terceira temporada. A última temporada saiu em 2019, e ainda não temos confirmação da quarta, infelizmente. Mas eu tenho fé que logo virá.
Sinopse
Atsushi Nakajima é um orfão que, aos 18 anos, foi expulso do orfanato onde cresceu, e não tem dinheiro ou lugar para ficar. Um dia aleatório, quando o desespero causado pela fome está fazendo ele considerar assaltar alguém, ele vê o corpo de uma pessoa boiando no rio, e o salva.
Descobre que o homem é Dazai Osamu, um membro da Agência de Detetives Armados, e um maníaco por suicídio. Porém, para agradecer por ter sido salvo, Dazai faz que seu companheiro de trabalho, Doppo Kunikida, pague por uma bela refeição para Atsushi.
E nessa refeição que os dois revelam estar investigando o caso de um tigre que apareceu na cidade, apenas para descobrir que Atsushi não só conhece o tal tigre, mas também afirma que ele é perseguido pelo animal, não importa para onde vá.
Considerando que Atsushi tem informações importantes sobre o caso, Dazai faz que o rapaz participe da investigação, apenas para descobrir que, na realidade, o tigre é o próprio Atsushi, e que esse é o poder dele. Mas ele perde sua noção quando está transformado.
Dazai usa seu poder, de anular poderes de outras pessoas, e para Atsushi. Contudo, o que Atsushi não esperava ao acordar é que ele iria se tornar membro da Agência de Detetives Armados.
Usuários de poderes
Em Bungou Stray Dogs, várias pessoas possuem poderes. Atsushi e Dazai é só um dos exemplos. Kunikida tem o poder de criar objetos que ele tenha escrito em um papel, desde que não sejam maiores que o caderno que ele sempre carrega, Akutagawa que ele cria tecidos negros capazes de cortas até mesmo o espaço, ou Kyouka que possuí um espírito de uma mulher que sempre carrega uma espada.
Durante toda a obra, vários usuários de poderes são revelados, e é muito interessante como isso é feito. Os poderes tem aquela coisa única. Óbvio, tem aqueles que são super fortes ou coisa assim. Mas há muitos outros diferentes. E que vale muito mais a pena assistir e ir descobrindo que ler eu falando sobre.
A guerra de poderes
A obra acontece na cidade de Yokohama. E nessa cidade, há três poderes principais. A Agência de Detetives Armados, que resolvem casos diversos, desde coisas comuns até casos envolvendo usuários de poderes. A Mafia do Porto, que controla o submundo e o a cidade durante a noite, usando a violência sem pensar duas vezes. E a Divisão Especial de Poderes Incomuns, comandada pelo governo, e responsáveis pela segurança durante o dia na cidade.
Porém, a maior parte do conflito é entre a agência e a mafia do porto. Em específico entre dois membros, que é o Atsushi e pela mafia, o Akutagawa, que após o primeiro confronto entre os dois, eles viram inimigos jurados. Mas que, ironicamente, sempre acabam trabalhando juntos, por falta de opção.
E a interação dos dois poderes é muito interessante. Eles estão sempre batendo de frente um contra o outro, porém acabam por colocar o bem estar da cidade em primeiro lugar, o que faz trabalharem juntos em algumas situações. Mas é algo que sempre esperam receber uma facada nas costas. O que cria uma tensão única durante essas situações de colaboração.
Muito além de apenas poderes
Bungou Stray Dogs tem muita coisa interessante, porém o que eu mais gosto é que, mesmo com tantos usuários de poderes, o anime vai além de pessoas com poderes lutando entre si. Boa parte das situações são resolvidas com estratégias. Óbvio, há momentos que tem lutas incríveis, e a animação é maravilhosa. Mas vai muito além disso.
E sempre tem o dedinho do Dazai no meio. Sempre mesmo. Tem um membro da Agência, o Ranpo que é muito melhor como detetive que o Dazai. Mas toda a estratégia é feita por esse maníaco por suicídio, e tem muitas coisas que só ele consegue fazer, exatamente por conseguir anular qualquer poder que usarem contra ele.
Uma obra carregada de referências
Se você já teve algum contato com literatura japonesa, e gosta desse ramo, vai pular de alegria com a quantidade de referências que tem em Bungou Stray Dogs. Não é coisa de uma ou outra situação. É literalmente o fato que, praticamente todos os personagens, possuem referências de autores e obras da literatura japonesa.
Alguns exemplos, porque é muita coisa, e o mais óbvio com certeza é o Akutagawa Ryuunosuke, um autor do período Taisho, e que sua obra mais conhecida é Rashoumon, que por sinal é o nome do poder do personagem. O protagonista, o Atsushi Nakajima também é o nome de um autor, e o nome de seu poder, que é revelado mais para frente, faz referência a uma das obras de tal autor, conhecida por Tiger Poet.
E eu poderia continuar, mas é tanta coisa que vale mais a pena fazer um post separado só com as referências que falar tudo aqui.
Bungou Stray Dogs
Olha, se tem uma obra que eu adoro, e já assisti ela inteira mais de uma vez, com certeza é Bungou Stray Dogs. Cada segundo da obra vale a pena. Os personagens são únicos e muito carismáticos. Não tem aquele personagem feito apenas para ser odiado como acontece em muitas outras obras por aí.
Além disso a história é interessante, não é previsível, e diferente de outros casos que não irei citar, não jogam na sua cara tudo que acontece para que você possa entender.
E obviamente, para todos meu compatriotas que adoram um bom romance, não se preocupem. Não é o foco da obra, porém há sim esperanças de um romance se desenvolver. Entre quem? Oras, obviamente entre o Atsushi e a Kyouka. Sério, é simplesmente maravilhoso os dois juntos. Shippo com força.
A história principal de Bungou Stray Dogs é focada no Atsushi, porém nas segunda e terceira temporadas, os primeiros 3 a 4 episódios conta mais sobre a vida do Dazai antes de ele se juntar a Agência. E particularmente, eu adoro essas partes.
Para quem quiser assistir, tem o anime inteiro, incluindo o filme, na Crunchyroll.
E por hoje é isso. Aquela abraço, e até a próxima!